domingo, 23 de setembro de 2007

EMBRAPA PUBLICA CARTILHA SOBRE ARARUTA

Embrapa Agrobiologia lança cartilha da Araruta
(15/06/05)

"Como plantar e usar araruta" traz devolta a tradição de uma culturaassociada à culinária brasileira.
A araruta é uma planta originária das regiões tropicais da América do Sul, a qual, infelizmente, está em via extinção. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento preocupada com a participação da araruta na tradição da culinária brasileira pretende com a publicação da cartilha Como plantar e usar araruta resgatar esse costume.
A indústria alimentícia ao invadir os domínios da cozinha doméstica, substituiu o polvilho de araruta pelo o de mandioca ou pela farinha de trigo ou milho, prejudicando assim o cultivo daquela planta. Porém, houve um tempo, em que as donas de casa preparavam biscoitos, brevidades, mingaus e bolos, de araruta.
Segundo a sabedoria popular, a araruta tem vários usos medicinais, mas é na culinária que o uso desta planta se destaca, recomendada para pessoas com restrições alimentares ao glúten (doença celíaca). O polvilho da araruta tem uma leveza inigualável. Por isso os biscoitos derretem na boca. A Embrapa Agrobiologia tem feito um trabalho de resgate da araruta em sua Fazendinha Agroecológica Km 47, onde as variedades são cultivadas organicamente.
A cartilha aborda as técnicas de plantio, adubação e cultivo da araruta até o preparo caseiro do polvilho e as receitas deliciosas que podem ser feitas. O lançamento da cartilha será dia 16 de junho às 15:30h na Unidade da Embrapa Agrobiologia localizada na BR 465 (antiga Rio-São Paulo) KM 47 Seropédica -RJ. Entre os autores estão pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, Maria Cristina Prata Neves, Dejair Lopes de Almeida, e Eliane Maria Ribeiro da Silva, uma professora do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Irmair da Silva Coelho e a produtora rural Maria Cruz Fernandes Santos, uma grande entusiasta e produtora de araruta na cidade de Santo Antônio de Pádua.
O preço da cartilha é de R$ 30,00. Maiores informações no telefone (21) 2682-1500 ramal 237 ou 245.
Isis BrevesJornalista - JP 245 13 RJEmbrapa AgrobiologiaBR 465, Km 47 Seropédica - RJe-mail: isis@cnpab.embrapa.brTel:(21)2682-1500 R: 237/245Celular: 9402 1650/9884 4801
Fonte site da EMBRAPA