quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ARARUTA: ALIMENTAÇÃO PARA CILIACOS

O que é a Doença Celíaca?
A doença celíaca, também conhecida como sprue celíaco, é uma condição inflamatória do intestino delgado genética que é precipitada pela ingestão de trigo (glúten) .
Quais são as causas desta doença?
Existem dois fatores importantes que contribuem para o desenvolvimento de doença celíaca: a ingestão de trigo e a carga genética do indivíduo.
A ingestão de trigo: Uma grande proteína insolúvel, o glúten, encontrado no trigo, tem sido identificada como a substância agressora. A decomposição da do glúten ao entrar em contato com álcool forma proteínas menores, ricas em prolinas chamadas gliadinas, que são capazes de precipitar a doença em indivíduos celíacos previamente assintomáticos. Proteínas análogas existem em outros grãos como centeio, cevada e aveia, e portanto estes grãos também são capazes de exacerbar a doença celíaca. A seqüência específica de peptídeos de gliadina responsável por desencadear a inflamação intestinal ainda não foi identificada.
TEMOS UM ALIMENTO EXCELENTE PARA OS CILÍACOS, GOMA DE ARARUTA. Araruta é uma excelente alimento, não contém glúten. Coma araruta todos os dias.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

ARARUTA ORGÂNICA

O Ecomuseu Rural Raimundo Alves da Silva, vinculado ao Instituto Calumbi, está realizando a produção de araruta orgânica. A plantação é debaixo dos cajueiros numa pequena área onde se experimenta a ecoagricultura. Está sendo plantado cajueiro, pau branco, pau d’arco (Ipê), frei jorge, aroeira, carnaúba, urucun, cumaru,dentre outros.
Na sombra do cajueiro, foi experimentado, ano passado, o plantio da araruta, que já tinha no local. O resultado está sendo excelente. Neste sábado dia 22 passamos o dia fazendo goma de araruta, de forma artesanal. As chuvas inesperadas que caíram de sábado até terça feira, impediram uma secagem rápida, mas isso será superado nos próximos dias.
A experiência do plantio de araruta na comunidade Carqueija dos Alves, em Capistrano, está sendo bem recebida pelos amantes do consumo da araruta. Antes oferecíamos só as mudas, agora oferecemos mudas e fécula, feita artesanalmente e sem nenhum agrotóxico. Se você deseja adquiri araruta orgânica, faça o seu pedido.
Esta é mais uma ação de preservação da cultura culinária e da preservação ambiental, desenvolvida pelo o Ecomuseu rural, sob nossa responsabilidade. Ao adquirir estes produtos você está contribuindo com a preservação ambiental, está colaborando para manutenção da mão de obra familiar das famílias que participam dessa experiência.
Nossos e mails são arturpin@yahoo.com.br e instituto.calumbi@yahoo.com.br
Entre em contato conosco.
Prof. Francisco Artur Pinheiro Alves
Ecomuseu Rural Raimundo Alves da Silva
Sítio São João da Carqueija.
Capistrano Ceará Brasil

domingo, 5 de julho de 2009

ENCOMENDAS DE MUDAS de ARARUTA

As pessoas que querem encomendas de mudas, devem deixar o e-amail, para possibilitar um contato. Alguns colocaram que querem adquirir mudas mas não foi possível um contato. nosso e-mail é arturpin@yahoo.com.br. Um detalhe, como não temos irrigação, só temos mudas no período de chuvas no Ceará que é de janeiro a junho. Este ano chuveu até julho, ainda temos mudas, mas é úma excessão.

quinta-feira, 5 de março de 2009

TEMPO DE CHUVA, TEMPO DE MUDAS DE ARARUTA

TEMPO DE MUDAS DE ARARUTA
O Ceará está verdinho, como dizia um intelectual cearense " no terceiro dia após a terceira chuva a paisagem está verdinha". Assim também, neste clima de chuva, de inverno, como dizemos aqui nesta região semi-arida do planeta, a araruta brotou do solo, está verdinha, pronta para a muda.
Ae você está procurando mudas de araruta, entre em contato conoso, temos para mais de mil mudas a granel. Esta temporado permanecerá por toda a estação cheuvosa, que irá até junho, se Deus quizaer.
Em julho e agosto é época de arranca e fazer a goma ou fécula, como quiram. A nossa plantação de araruta faz parte da pequena rserva do ECOMUSEURURAL RAIMUNDO ALVES DA SILVA, em Carqueija Capistrano ceará.
Colabere com estra obra sócio cultural, adquirindo mudas de araruta e tenha na sua propriedade esta planta que tanto alimentou crianças e adultos em tempos passados. Ajue-nosa preservar a arauta.
Porf. Artur Pinheiro